Como construir uma luneta que permita ver detalhes da Lua e seguir os passos de Galileu Galilei |
Em 1609, Galileu Galilei utiliza a luneta, um instrumento criado alguns anos antes, para observar as crateras da Lua, algumas luas de Júpiter, as fases de Vênus, iniciando uma revolução que mudou toda a sociedade de sua época. Sabia que com alguns materiais que você tem em casa ou que você pode comprar com certa facilidade, mesmo em tempos de isolamento social, você pode construir uma luneta e, enquanto se protegem em casa, aprender muito sobre física?
Para isso, você vai precisar de tubos de PVC e de lupas, coisas fáceis de conseguir e que muito provavelmente você tem guardadas em algum lugar de sua casa.Darei aqui algumas dicas, mas, quase todos os passos deste “guia” podem ser adaptados para a realidade de onde você está.
Claro que você não irá construir um telescópio com capacidade para observar os planetas mais distantes do Sistema Solar e nem de ver pequenos detalhes da Lua, mas, você poderá ver crateras na Lua, as luas de Júpiter e talvez os anéis de Saturno com essa luneta.
O que é uma luneta?
A Luneta utilizada por Galileu em 1609 é também chamada telescópio refrator, isso porque, para que ela funcione, a luz passa por processos de refração em lentes, sendo uma lente objetiva e uma lente ocular. A lente objetiva possui um grande diâmetro e uma grande distância focal.
O telescópio é uma máquina de concentrar luz: ele possui uma abertura bem maior que a abertura máxima da nossa retina isso permite a captação de uma quantidade grande de luz vinda de corpos celestes. Quando estamos no ensino médio aprendemos que quanto mais luz captamos de um objeto, mais detalhes podemos ver desse objeto.
A lente objetiva capta a luz que vem do corpo celeste, que vem na forma de feixes paralelos e faz esses feixes se tornarem convergentes para um ponto: o foco.
Como nós não conseguimos enxergar feixes de luz convergentes, ao menos não com uma boa definição, precisamos de um outro conjunto de lentes que transforme esses feixes novamente em feixes paralelos. Esse é o papel da lente ocular, que fica instalada no foco da lente objetiva.
A ocular é uma lente com um menor diâmetro e possui uma menor distância focal. Para conseguir um bom resultado, você pode, por exemplo, usar como objetiva uma lupa com diâmetro de 75mm e como ocular, você pode usar duas ou três lupas com 50mm de diâmetro.
Fazendo medidas e escolhendo materiais
Estamos no meio de uma pandemia e não podemos nos dar ao luxo de ficar escolhendo os melhores materiais e equipamentos para nossas brincadeiras, e não vamos sair de casa para fazer compras pra isso. Por isso o ideal é que você use materiais e objetos que tenha em casa.
A luneta é composta por três partes: uma lente objetiva, uma lente ocular e um tubo, que liga a objetiva à ocular. O ideal é que você use uma lupa com 50mm ou 75mm de diâmetro como lente objetiva, o que vai permitir que você capte bastante luz. Mas, se tiver aquele óculos que você não usa mais e está jogado na gaveta e ele tiver um grau positivo, você pode usá-lo.
A distância focal da lente pode ser medida por projeção: segure a lente direcionada a uma parede até que consiga uma projeção da janela ou da lâmpada que está acesa no ambiente. a distância da parede até a lente quando essa projeção ocorre de forma nítida é a distância focal da lente. O ideal é que essa distância tenha entre 50cm e 1metro. Menos que isso a imagem ficará muito ruim e mais que isso sua luneta será muito desajeitada.
Usando uma lente de óculos com grau positivo, a distância focal vai ser o inverso do grau da lente. Assim, se você usar uma lente com 2 graus, a distância focal dessa lente será de ½metro.
A ocular é mais difícil de fazer. Você pode optar por um monóculo de fotografia ou, preferencialmente, por um conjunto de lentes. Você conseguirá um ótimo resultado se utilizar duas ou três lupas com diâmetro de 50mm. Usando três lentes iguais na ocular, você vai conseguir uma distância focal bem pequena, o que permitirá uma grande ampliação.
Caso você tenha um daqueles binóculos de lojas de brinquedos que comprou e esteja jogado em alguma gaveta, você também pode usar a lente ocular desse binóculo como uma lente ocular, mas, precisará fazer algumas adaptações.
Montando o “brinquedo”
Materiais para a montagem de uma luneta com lupas |
Agora que você já tem as lentes que serão usadas no seu projeto, hora de fazer tudo funcionar e de montar o tubo da luneta.
O tubo de um telescópio ou de uma luneta consiste de duas partes que deslizam uma na outra. Caso você tenha tubos de PVC em casa, você pode cortar dois pedaços de tubos nos quais as lentes se encaixem, colocar um para deslizar no interior do outro e fixar as lentes usando luvas ou fita isolante.
Caso você não tenha tubos de PVC, você pode usar tubos de papel toalha ou mesmo criar tubos com papelão. O resultado não será o mesmo mas renderá boas horas de diversão. Para melhorar ainda mais sua luneta, você pode usar espuma esponjas secas e limpas ou qualquer outro material para firmar os dois pedaços do tubo, para que possam deslizar um pelo outro sem que saiam do centro.
Luneta montada |
O tubo deve deslizar para que você possa ajustar o foco da luneta ao observar alguma paisagem ou ao apontá-la para algum corpo celeste.
Tendo materiais e criatividade, você pode criar uma base para a sua luneta, o que irá garantir estabilidade e firmeza para suas observações.
Você montou uma luneta usando esse procedimento ou algum parecido? deixe nos comentários dicas e imagens da sua montagem!
Comentários
Postar um comentário