Podemos aprender um pouquinho de física moderna com uma caneta marca-texto?




 Você já brincou com uma caneta fluorescente, utilizou uma caneta marca-texto pra destacar algo em papel ou usou tinta/adesivo fluorescente para chamar a atenção de alguém para alguma coisa, certo? Sabia que, pra isso, já usou conceitos de física moderna?
 Talvez você não tenha tido a curiosidade de iluminar um material fluorescente com luz de diferentes cores. Mas, experimente fazer isso usando alguns LEDs ou a tela do seu celular e observe o resultado. Caso não tenha os materiais necessários para fazer isso em uma caixa fechada, observe as imagens abaixo e a cor do adesivo fluorescente colado nas fotos iluminada por luz de diferentes cores e a diferença entre a percepção que você tem das cores e do adesivo.

Imagem: fotos com um adesivo fluorescente iluminadas por luz de diferentes comprimentos de onda


 Pode ser que você tenha se perguntado por que o adesivo parece ter praticamente a mesma cor, independente da luz incidente, porém intensidades diferentes dependendo da cor usada para iluminar o adesivo. Não, a resposta não é porque essas imagens são, na verdade, montagem, mas sim devido ao fenômeno chamado fluorescência.
 A Fluorescência consiste na absorção da luz por um material. A Luz absorvida por esse material é emitida novamente, de forma quase instantânea, em comprimentos de onda definidos por características próprias do material utilizado. No caso do adesivo utilizado, a cor resultante é amarela.
 Podemos imaginar a luz como um conjunto de pacotes, chamados fótons. Imagine agora que a luz solar, ou da lâmpada que está sendo utilizada para iluminar a tela pela qual está lendo esse texto, seja constituída por pacotes de energia, chamados fótons. Esses fótons são absorvidos pelo material fluorescente que, por sua vez, emite fótons com características diferentes. Mas, emitem praticamente a mesma quantidade de energia que foi absorvida. Significa que mais ou menos fótons serão emitidos, de acordo com a energia recebida pelo material, certo?
 Isso explica por que a luz amarela é muito mais intensa quando utilizado LED UV para iluminar o adesivo do que quando este foi iluminado por um LED vermelho, certo? Esse é o mesmo princípio utilizado por lâmpadas fluorescentes para emitir luz branca. Mas, isso é assunto pra outro dia.  Continue acompanhando o blog Brincando de ser físico. Logo falarei sobre isso.

Comentários