SpaceFligh Simulator – um bom jogo que ensina bastante sobre física.

O acesso à internet no Brasil é bastante popular, assim como o hábito de jogar em computadores e smartphones se tornou popular em todo o mundo1. Não demorou muito até professores verem no uso desses jogos possibilidades para ensinar de forma divertida, ou pelo menos tentar2.
São muitas as aplicações com objetivos pedagógicos nas lojas de aplicativos. Porém, grande parte delas tem enorme apelo para o lado pedagógico se esquecem completamente que tem coisas muito mais interessantes para se fazer em um smartphone do que ler textos, assistir vídeos enormes ou responder a questões de provas.
Eventualmente, aparece um bom jogo que utiliza princípios de física e acabam sendo usados em sala de aula por um bom professor, como o jogo Angry Birds, que leva o jogador a utilizar alguns princípios de mecânica clássica para que o jogador cumpra a missão de resgatar os ovos dos pássaros sequestrados por porcos3.
Mas poucos casos dão tão certo quanto o jogo SpaceFlight Simulator: o jogo acertou em cheio o ponto de equilíbrio entre o uso de elementos didáticos, organização, utilização adequada de princípios físicos e jogabilidade. Em síntese: uma excelente ferramenta para aprender física.
Tela inicial do jogo. Simples e direto, o idioma não é nenhum problema.

Ao abrir o jogo, nos deparamos com grande quantidade de recursos e possibilidades para criar um foguete, com qualquer objetivo: enviar coisas para o espaço, pousar na Lua, visitar algum dos planetas do Sistema Solar.


Imagem da tela de planejamento do jogo – observe a quantidade de dados disponível e as possibilidades.

Construído o foguete, hora de enviar para o espaço. Nesse momento a jogabilidade é bem interessante, assim como as ferramentas e o uso de leis físicas nesse momento pelo jogo: tudo em equilíbrio: não é necessário ser engenheiro aeroespacial para enviar o projeto para o espaço. Mas as leis da física básica não são desprezadas no jogo, e a jogabilidade é excelente.


Lançar e colocar um foguete em órbita no simulador não é tarefa extremamente complexa e ensina muito sobre física básica para estudantes.

A versão com algumas limitações do jogo está disponível gratuitamente na loja de aplicativos do Android, mas a versão completa, consideravelmente barata, oferece muito mais opções e permite muitas horas de diversão e aprendizagem de conceitos de mecânica, astronáutica e gravitação. Uma excelente ferramenta para alunos do primeiro ano do ensino médio e quem está se preparando para provas como ENEM, OBA e outras provas aprender mais.


referências - dicas para leitura

1.          IBGE. IBGE | Agência de Notícias | PNAD Contínua TIC 2016: 94,2% das pessoas que utilizaram a Internet o fizeram para trocar mensagens. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2013-agencia-de-noticias/releases/20073-pnad-continua-tic-2016-94-2-das-pessoas-que-utilizaram-a-internet-o-fizeram-para-trocar-mensagens.html. Accessed July 17, 2018.
2.          Heckler V, Saraiva M de FO, Oliveira Filho K de S. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Rev Bras Ensino Física. 2007;29(2):267-273. doi:10.1590/S0102-47442007000200011

3.          Câmara BBA. Motivação e games: o uso do jogo Angry Birds com estudantes para o ensino de física. March 2014. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13971. Accessed January 3, 2019.

Comentários

Postar um comentário