A exploração espacial sempre foi um sonho para o ser humano. Sonho esse que começou a se realizar na década de 1940 com o primeiro objeto feito por humanos capaz de deixar a atmosfera da terra e tomou forma nas décadas de 1950 e 1960 com o auge da guerra fria.
Recentemente vemos uma nova corrida espacial: Japão, India e China tentam se aproximar das potências espaciais enviando sondas ao espaço, enquanto as potências desenvolvem novas tecnologias e se preparam para explorar de forma mais intensa a Lua e o planeta Marte, inclusive com planos de colonizar o planeta vermelho. Porém, como isso pode ajudar em uma pandemia?
Pensando no futuro com olhos no passado
Para responder como as tecnologias desenvolvidas com foco na exploração espacial podem ajudar no combate a uma pandemia, precisamos olhar para as tecnologias desenvolvidas para as missões Apollo e para o desenvolvimento dos telescópios espaciais, em especial o Hubble.
Explorar o espaço requer muito mais que motores e combustíveis eficientes: são necessários computadores potentes e sistemas computacionais que permitam a comunicação com objetos distantes da Terra e em movimento. Isso resulta, por exemplo, em melhores sistemas de comunicação para empresas e conexões de melhor qualidade para todos aqui na Terra, além de computadores mais rápidos e mais econômicos.
Obter imagens do espaço também requer tecnologias avançadas. O telescópio espacial Hubble, por exemplo, só foi possível com o desenvolvimento dos sensores que passaram a ser usados nas câmeras digitais, uma vez que com os filmes fotográficos disponíveis quando ele começou a ser projetado, seria necessário trocar o filme do telescópio.
Além disso, são necessários softwares para melhorar e combinar as imagens. O software desenvolvido para o telescópio Hubble, hoje faz parte da construção de tomógrafos e outros exames de imagem, que permitem aos médicos terem diagnósticos mais precisos expondo os pacientes a doses menores de radiação.
Sistemas de suporte à vida
Pode parecer algo óbvio, mas, as cápsulas que levam pessoas para o espaço precisam manter essas pessoas vivas. Isso somente é possível graças aos sistemas de suporte à vida, que vão além de refeições e tanques de oxigênio.
Para o desenvolvimento desses sistemas, é necessário desenvolver tecnologias que separem a água de componentes impuros, como as muitas substâncias, em especial sais e gorduras, que compõem a urina e que, curiosamente, são também algumas das substâncias presentes no esgoto das grandes cidades. Por isso, a exploração espacial pode trazer benefícios aos sistemas de tratamento de água e esgoto, levando qualidade de vida para as pessoas.
Não é possível deixar de lado o desenvolvimento dos trajes espaciais e seus materiais: trajes cada vez mais leves e que dão mais liberdades às pessoas precisam ser feitos com novos materiais. A física e a química trabalham juntas nesse processo e os materiais não ficam restritos apenas aos astronautas e cosmonautas, mas também vão para os técnicos e radiologia nos hospitais e para as empresas e governos que eventualmente precisem lidar com vazamentos de radiação.
Energia, um desafio e tanto!
Não preciso dizer que os computadores e os sistemas de suporte à vida, sistemas de comunicação e tantos outros equipamentos que são instalados em um satélite precisam de energia para funcionar, mas devo dizer que essa energia precisa ser produzida e armazenada em algum lugar e que cada grama reduzido em um veículo espacial gera uma economia enorme para as agências espaciais.
Por isso, físicos e químicos trabalham no desenvolvimento de novas formas de se obter energia, como células fotovoltaicas. Claro que a energia precisa ser armazenada pois existe a noite e na Lua a noite dura aproximadamente 14 dias e as temperaturas variam muito por lá.
Por isso, tecnologias são desenvolvidas e melhoradas para explorar o espaço. Isso resulta em painéis solares cada vez mais eficientes nos telhados das casas aqui na Terra e em materiais cada vez mais leves e mais baratos.
Muito mais justificativas.
As justificativas e tecnologias desenvolvidas para possibilitar a exploração espacial geram travesseiros, computadores, painéis solares, carros, bicicletas, exames e tecidos muito melhores e todas essas tecnologias ajudam, e muito, no combate a doenças e na promoção de uma melhor qualidade de vida para todos aqui na Terra. Por isso é necessária não somente durante uma pandemia, mas, sempre que possibilitar o desenvolvimento da ciência.
Comentários
Postar um comentário