Hidreto de Fósforo ou fosfina (PH3) é um composto usado na agricultura para minimizar pragas em silos ou depósitos de sementes. Ao que sabemos, esse composto pode ser produzido em laboratórios controlados ou por bactérias anaeróbicas (que não usam oxigênio em seu processo de respiração celular) aqui na Terra. Ocorre que o composto foi identificado na atmosfera de Vênus.
Embora a descoberta tenha importante significado para a ciência, uma vez que, independente da origem desse gás, uma grande descoberta pode ocorrer na área da química, nas ciências biológicas ou em ambas.
Indício de vida?
Quando levantamos a hipótese de vida fora da Terra, falamos sobre buscar por seres vivos que tenham metabolismos semelhantes aos organismos que conhecemos em nosso planeta, ou seja: produzam substâncias semelhantes às que temos aqui na Terra.
A descoberta de fosfina na atmosfera de Vênus indica a possibilidade desses organismos estarem colonizando o planeta. A hipótese ganha força por se tratar de uma substância produzida por bactérias anaeróbicas, como os extremófilos aqui na Terra.
Extremófilos são seres vivos que conseguem sobreviver ou precisam de ambientes bastante hostis à vida. aqui na terra, encontramos esses seres em águas muito profundas, vulcões ativos ou outros ambientes nos quais a maior parte dos seres vivos não sobreviveria.
As cores em yellowstone são produzidas por extremófilos, seres que podem viver em condições hostis à vida. |
Podemos ter contaminado nosso vizinho?
Uma hipótese muito pouco provável, mas que não pode ser ignorada é de que alguma missão enviada ao planeta possa ter levado bactérias ou outro tipo de vida para o planeta: poderia uma nave terrestre ter levado seres vivos para Vênus, uma vez que o planeta foi alvo de muitas sondas espaciais de EUA e URSS nas décadas de 1960 e 1970.
Porém, essa é uma hipótese muito pouco plausível, uma vez que as sondas permaneceram no vácuo do espaço por muito tempo e, para que fossem contaminadas com seres vivos capazes de sobreviver, ao menos por alguns segundos, em Vênus, teriam de ser expostas a ambientes inóspitos, algo que certamente não aconteceu.
Uma nova descoberta para a química?
Embora aqui na Terra a fosfina apenas seja produzida por bactéria ou por processos não naturais, é possível que nas condições de Vênus essa substância seja produzida de forma não orgânica.
Essa hipótese é plausível, uma vez que as condições de pressão e temperatura no planeta são completamente diferente da Terra, sendo possível a existência de processos que não ocorrem de forma normal aqui na Terra.
Porém, a descoberta de uma forma não orgânica de se produzir o composto ainda implica em uma grande descoberta para a química. Nesse caso, seriam levantadas novas hipóteses para o surgimento dos materiais no sistema solar e também para as possíveis formas de se criar vida.
Uma grande descoberta
Seja por não estarmos sozinhos no universo e nosso vizinho abrigar vida ou por alguns processos químicos ocorrerem de forma diferente em ambientes diferentes, a descoberta de fosfina na atmosfera de Vênus é uma grande notícia para a Astronomia.
Vamos acompanhando as descobertas e anúncios, pois o principal ponto da ciência é: sempre mudamos nossos conceitos de acordo com as evidências e sempre podemos descobrir algo novo sobre o universo!
Comentários
Postar um comentário