Paisagens cobertas de fumaça mostram um problema cultural do Brasil. Imagem: Mateus Zanitti |
Problema recorrente em muitas regiões do Brasil, as queimadas têm mudado a paisagem de muitas cidades, transformando o céu azul com as nuvens brancas em uma névoa acinzentada, que diminui a umidade relativa do ar e atrapalha diversas atividades econômicas.
As queimadas, problema cultural do Brasil
Antigamente, quando não havia maquinário nem tecnologias que tornavam a agricultura mais eficiente e mais verde, as queimadas eram utilizadas para preparação do solo com como ferramenta para afastar animais peçonhentos de áreas de colheita.
Um dos ecossistemas mais afetados pelas queimadas no Brasil é o cerrado, onde agricultores se valem dessa técnica sem nenhum tipo de controle do fogo, perdendo o controle sobre o mesmo e causando grandes danos ambientais.
Além dos grandes incêndios que se iniciam em plantações e atingem grandes áreas de vegetação nativa, existe também a ação de criminosos, que agravam, e muito, o problema, sobretudo as regiões Norte e Sudeste do Brasil.
As queimadas e as ondas de calor
A convecção atmosférica é responsável por levar o ar da Amazônia para todo a América do Sul. imagem: windy |
A vegetação da Amazônia e do cerrado são responsáveis por transportar umidade das regiões equatoriais para o centro-sul do Brasil, sobretudo no verão. Isso se deve à Zona de Convergência Intertropical.
Com as queimadas, grande parte desta umidade é substituída por fumaça, transformando as paisagens nas cidades e diminuindo, bastante, a qualidade do ar em toda a América do Sul.
Esse desequilíbrio na composição da atmosfera, além de provocar ondas de calor em pleno inverno, pode ter relação com eventos extremos, como as chuvas no sul do Brasil no início deste ano.
Ar tóxico e respiração difícil
As partículas em suspensão no ar estragam paisagens e agravam problemas respiratórios, causando prejuízos a curto, médio e longo prazo. Imagem: Mateus Zanitti |
Além de um problema ambiental e econômico, as queimadas são um problema de saúde pública: de acordo com a Secretaria de estado de saúde de São Paulo, existe uma relação entre a incidência de queimadas a quantidade de atendimentos médicos.
Doenças como bronquite e asma, razoavelmente comuns em cidades médias e grandes, são responsáveis por redução na qualidade de vida da população, redução na produtividade de empresas e comércios, e podem evoluir para problemas piores a médio e longo prazo.
Algo deve ser feito
Não podemos negar que grande parte das queimadas que ocorrem em biomas brasileiros têm origem criminosa. A falta de uma legislação adequada e de fiscalização compatível com as dimensões territoriais brasileiras são uma parte do problema.
Também não podemos culpar todos os agricultores brasileiros pela falta de responsabilidade, o falta de conhecimento, por parte de alguns. O que podemos buscar é uma agricultura mais tecnológica, eficiente e limpa, que promova um ar mais limpo para todos.
Comentários
Postar um comentário